As indústrias química, farmacêutica, petroquímica e de alimentos têm em comum como principais características a complexidade de seus processos e a demanda crescente por melhor desempenho das plantas industriais, este último medido por menores custos de produção e menor impacto ambiental, sem que o produto final perca suas características de desempenho. Este setor industrial vêm passando por evolução constante ao longo dos anos no aspecto tecnológico e no campo de atuação do profissional formado. Novas tecnologias em processos, química, equipamentos e ferramentas computacionais, dentre outras, tem tornado a engenharia de processos cada vez mais uma atividade que envolve diferentes áreas do conhecimento.
Considerando a realidade do mercado de trabalho, hoje o engenheiro ou analista de processos é um profissional que, na prática, atua em diferentes setores do mercado. Assim, um curso de especialização em processos químicos industriais é importante para a atualização dos conhecimentos do profissional que atua na indústria, possibilitando ao mesmo revisitar conhecimentos fundamentais utilizando tecnologias atuais, bem como expandir seus conhecimentos em áreas afins a partir da abordagem de tópicos pouco explorados em sua formação básica.
O curso de graduação em engenharia química da UFSCar é considerado um dos melhores do Brasil. Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química do DEQ-UFSCar é um programa de excelência no Brasil, com conceito Capes 7 (máximo). Neste contexto, entende-se que um curso de especialização promovido por este departamento possibilitará uma atualização técnica de profissionais do mercado, com alicerce em fundamentos, conhecimento técnico e tecnológico aplicados dentro do curso de Engenharia Química e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. Além disso, um curso dessa natureza potencializará o contato do departamento com a sociedade, atendendo uma demanda conhecida de atualização de profissionais do setor produtivo.
Dentre os aspectos que dificultam a busca por atualização dos profissionais do mercado está o escasso tempo disponível para participação em cursos, palestras e demais atividades de aprendizagem. Buscando atender a esta demanda, a especialização proposta baseia-se em uma metodologia EAD: encontros síncronos em paltaforma virtual serão complementadas atividades assíncronas, que levam em conta o pouco tempo livre de que um profissional da indústria dispõe, mas que permite a consolidação do conteúdo.
Busca-se com este curso fornecer um meio de atualização de engenheiros formados, apresentando novas ferramentas aplicadas à conceitos fundamentais da engenharia química e colocando o profissional em contato com diferentes áreas de conhecimento hoje importantes no setor industrial.
· Revisar conceitos fundamentais de engenharia química aplicando tecnologias modernas para a abordagem de problemas;
· Desenvolver o raciocínio crítico que permita ao engenheiro ou analista de processos identificar os limitantes de desempenho do processo industrial;
· Fornecer ao engenheiro ou analista de processos o ferramental para a análise e otimização do processo industrial;
· Capacitar o engenheiro ou analista de processos a uma análise holística do processo industrial que leve em conta simultaneamente a prevenção de perdas, a mitigação do impacto ambiental e a maximização do lucro.
· Compartilhar conhecimento técnico e tecnológico atualizando e capacitando profissionais que atuam no setor produtivo;
· Apresentar conhecimentos de áreas afins à engenharia química pouco exploradas no ambiente de graduação que podem ser diferenciais no mercado de trabalho atual.
Engenheiros graduados em Engenharia Química ou demais engenharias, profissionais de nível superior que atuem na indústria química, analistas de processos nas indústrias química, petroquímica, farmacêutica e de alimentos, demais profissionais de nível superior da indústria química.
Carga horária: 380 horas, divididas em 128 horas de atividades síncronas 252 horas de atividades assíncronas. Horário dos encontros síncronos quinzenais: sábados das 8:00h às 12:00h
Duração do curso: 18 meses
Curso dividido em três módulos: Básico, Técnico e Especialização. O aluno deve ser aprovado em todas as disciplinas e atingir nota mínima na médias das disiciplinas. Não haverá trabalho de conclusão de curso. Atividades serão disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA-UFSCar) para acompanhamento do aluno.
O curso é dividido em três módulos: Básico, Técnico e Especialização. Cada módulo é subdividido em disciplinas, objetivando trabalhar individualmente conceitos dentro do módulo. O aluno deve obrigatoriamente ser aprovado em todas as disciplinas, com nota mínima para aprovação na disciplina 5,0 (cinco) e a frequência mínima 75% no curso. Para aprovação no curso e emissão de certificado, o(a) aluno(a) deverá alcançar nota mínima 7,0 (sete) na média de todas as disciplinas, bem como apresentar frequência mínima 75%. Não haverá trabalho de conclusão de curso. A entrega de atividades no AVA poderá ser utilizada para cômputo de nota e frequência dos alunos nas disciplinas.
----------------
Código B-01
Disciplina: Reconciliação de dados de produção
Carga horária: 8 horas síncronas e 16 horas assíncronas
Ementa: Métodos de realização de balanços de massa em processos químicos. Compreensão de erros aleatórios, erros grosseiros e aplicação a balanços de massa e energia de dados de produção. Estimativa de correção de dados de produção utilizando as medições de processo e os modelos de balanço de massa.
-----------------
Código B-02
Disciplina: Planilhas eletrônicas para processos químicos industriais
Carga horária: 8 horas síncronas e 16 horas assíncronas
Ementa: Introduzir a ferramenta de planilha eletrônica com programação como a ferramenta de melhor combinação entre potencialidade e disponibilidade em aplicações de engenharia de processos químicos industriais. Varáveis nomeadas; Vetores e matrizes; Formatação condicional; Bloco SE, Solver e Atingir Meta; Sistemas de equações não-lineares; Estimativa de parâmetros; Ferramentas de Controle; Gravador de macro; Botão de Comando; Executar Macro; VBE; Tipos de variáveis; Declaração de variáveis; Escopo de variáveis; Public x Private; Estruturas condicionais; Operadores lógicos; Select case; Estruturas repetitivas; Solver; Userform; Debugar.
-----------------
Código B-03
Disciplina: Otimização do consumo de utilidades
Carga horária: 8 horas síncronas e 16 horas assíncronas
Ementa: Conceito de Utilidades em Processos Químicos Industriais. Energia útil. Balanço de entalpia, entropia e exergia. Funcionamento de caldeiras, trocadores de calor e torres de resfriamento.
-----------------
Código B-04
Disciplina: Análise estatística de dados de produção
Carga horária: 8 horas síncronas e 16 horas assíncronas
Ementa: Conceitos básicos de estatística aplicados à análise de produção. Média, desvio-padrão, distribuição gaussiana, teste de hipóteses. Análise por componentes principais.
Carga Horária: 16 horas presenciais e 16 horas a distância.
-----------------
-----------------
Código T-01
Disciplina: Fluidodinâmica computacional
Carga horária: 8 horas síncronas e 16 horas assíncronas
Ementa: Aplicação de conceitos de mecânica dos fluidos e de transporte de calor e massa na descrição de fenômenos complexos que envolvam a movimentação de fluidos, com ou sem variação de temperatura ou concentração, por meio de programas computacionais amplamente disponíveis.
-----------------
Código T-02
Disciplina: Bombeamento, filtração e condicionamento térmico
Carga horária: 8 horas síncronas e 16 horas assíncronas
Ementa: Heurísticas de cálculos de equipamentos e sistemas de movimentação de fluidos, separação sólido-líquido e de trocadores de calor.
-----------------
Código T-03
Disciplina: Separação e purificação do produto
Carga horária: 8 horas síncronas e 16 horas assíncronas
Ementa: Princípios gerais de separação e purificação de produtos baseada em estágios de equilíbrio ou cinética. Destilação, absorção, cristalização, membranas.
-----------------
Código T-04
Disciplina: Integração de processos industriais
Carga horária: 8 horas síncronas e 16 horas assíncronas
Ementa: Síntese de processo químico industrial, diagrama da cebola. Reatores ideais isotérmicos e não-isotérmicos. Uso de simuladores de processo.
-----------------
Código T-05
Disciplina: Tratamento e controle de efluentes
Carga horária: 8 horas síncronas e 16 horas assíncronas
Ementa: Métodos de tratamento de efluentes líquidos industriais, com enfoque em tecnologias avançadas e emergentes. Abordagem de projetos para o tratamento de efluentes líquidos, aplicando conceitos de economia circular e reaproveitamento de água tratada. Análise crítica da legislação ambiental aplicável e estudos de caso reais, com integração de princípios sustentáveis
-----------------
Código T-06
Disciplina: Manipulação de sólidos
Carga horária: 8 horas síncronas e 16 horas assíncronas
Ementa: Fundamentos da geração, conformação e escoabilidade de sólidos. Cristalização, secagem, fluidização.
-----------------
-----------------
Código E-01
Disciplina: Escrita Técnica e Metodologia Científica
Carga horária: 8 horas síncronas e 16 horas assíncronas
Ementa: Apresentação de regras e modelos para a escrita de relatórios e artigos que preservem a exata compreensão de toda atividade de engenharia. Descrição de cuidados e procedimentos para garantir a reprodutibilidade e veracidade dos dados experimentais e computacionais gerados.
-----------------
Código E-02
Disciplina: Inovação na indústria química, empreendedorismo e intraempreendorismo
Carga horária: 8 horas síncronas e 16 horas assíncronas
Ementa: O estado da arte da inovação, empreendedorismo e intraempreendedorismo.
-----------------
Código E-03
Disciplina: Segurança de processos químicos e avaliação de impacto ambiental
Carga horária: 8 horas síncronas e 16 horas assíncronas
Ementa: Chemical Process Safety, Atuação Responsável, análise de risco, análise de ciclo de vida, renovabilidade exergética
-----------------
Código E-04
Disciplina: Análise financeira e engenharia econômica
Carga horária: 8 horas síncronas e 16 horas assíncronas
Ementa: Conceitos financeiros básicos e técnicas de engenharia econômica para tomada de decisão de investimento
-----------------
Código E-05
Disciplina: Higiene industrial e legislação na indústria química
Carga horária: 8 horas síncronas e 14 horas assíncronas
Ementa: Relação entre os problemas relacionados à tecnologia e a lei aplicável ao ambiente de trabalho. A legislação trabalhista, as Normas Regulamentadoras e Saúde Ocupacional, o Controle de Substâncias Tóxicas, e as ações dos trabalhadores nos tribunais são discutidas no curso. Problemas relacionados à saúde e segurança ocupacional, produtividade e organização do trabalho também são abordados.
-----------------
Código E-06
Disciplina: Tecnologia na indústria química
Carga horária: 8 horas síncronas e 14 horas assíncronas
Ementa: O estado da arte e as novas tendências em tecnologia na indústria química, Indústria 4.0.